A informação consta de um comunicado do próprio partido após uma reunião de trabalho entre os deputados bloquistas Luís Monteiro e Fabíola Cardoso, esta última eleita pelo círculo de Santarém, e o administrador e dois vice-presidentes do IPS.
Os responsáveis da instituição de ensino explicaram a sua situação financeira, “as dificuldades que enfrentam e as soluções que pensam adotar para combater a suborçamentação que, segundo os próprios, se agravou em 2013”, explica o comunicado do BE, que critica o “Acordo de Legislatura” assinado entre dirigentes de Instituições de Ensino Superior e o Governo.
“O Ensino Superior perdeu 1/3 do seu financiamento desde 2010. A recuperação desse montante está longe de ser conseguida a 100% e a proposta que o Governo apresentou e que os dirigentes das IES assinaram é insuficiente e representa um problema grave para o futuro próximo do Ensino Superior Público”, consideram os deputados bloquistas.
“Manifestamos a nossa discordância quanto a qualquer medida que não passe por aumento do investimento público no Conhecimento, essencialmente no reforço dos mecanismos de ação social e de apoio aos estudantes, na valorização dos profissionais do setor e na capacidade de evolução científica”, lê-se ainda no mesmo comunicado.