Segundo uma nota de imprensa do município, “este é um dos 70 centros já criados em todo o país para ajudar os portugueses infoexcluídos a usar a internet no seu dia a dia”, e que resulta de “um protocolo com a A2D, entidade com competências de implementação do Programa EUSOUDIGITAL”.
Este programa tem o objetivo de promover a capacitação digital de 1 milhão de adultos em Portugal até ao final de 2023, através do desenvolvimento de uma rede de mais de 30.000 voluntários, apoiados em mais de 1.500 Centros que estão a ser criados a nível nacional.
Tem ainda como objetivo “trabalhar com pessoas que não têm, atualmente, qualquer interação com o mundo online, em particular, adultos acima dos 45 anos, e que pretendam adquirir competências digitais básicas essenciais ao dia-a-dia, permitindo uma melhor adaptação às novas realidades de emprego que dependem do acesso à internet, e o combate ao isolamento através de ferramentas digitais de comunicação”, explica a mesma nota.
Na Barquinha, o centro “EU SOU DIGITAL” funciona na biblioteca municipal de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 horas e das 15 às 17 horas.