Organizado pelo Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano (AEAH), este encontro contou com intervenções de António Matias, arqueólogo na Câmara de Santarém, Catarina Reis Oliveira, diretora do Observatório das Migrações, Alcinda Reis, que falou sobre as competências para a interculturalidade, e Riaz lssa, que fez uma apresentação sobre a comunidade muçulmana ismani em Portugal.
Segundo a organização do evento, “o foco de análise da metAMORfose na escola é a potencialidade do multiculturalismo, que deve ser baseada no amor, ou melhor, na philia (amor e reciprocidade). É um amor regrado, exigente, transitivo, dialógico, ético, mas é amor”.
“As escolas são espaços fundamentais para o desenvolvimento das nossas crianças e jovens. O papel da educação transcende a transmissão de conhecimento académico”, disse o vereador Diogo Gomes na sessão de abertura do encontro.
Segundo o mesmo, “é na Escola que aprendemos a lidar com as adversidades, a desenvolver a resiliência, a empatia e muitas competências socias. É onde mudamos o futuro da sociedade, guiados pelo potencial transformador da educação”.