“Ocupação Cientifica dos Jovens nas Férias” é o nome do programa que vai ser dinamizado pelo Instituto Politécnico de Tomar (IPT) e pela Ciência Viva durante as férias de Verão, e que vai permitir a jovens dos 10º, 11º e 12º anos participar em dois projetos de arqueologia do Centro de Investigação de Geociências.
Através do estágio “Aventura-te connosco na Arqueologia – 15 dias inesquecíveis de regresso ao passado!!!”, os alunos vão participar numa escavação arqueológica juntamente com uma equipa de cientistas, ou podem ainda optar por um estágio Ciência Viva no Laboratório de Arqueologia, que irá decorrer em Vila Nova da Barquinha.
Esta iniciativa vai decorrer em Alvaiázere, em finais de Julho, e em Vila Nova da Barquinha, no início de Julho, num estágio que oferece aos participantes almoço e jantar, bem como o alojamento.
A coordenadora do projeto e arqueóloga do IPT, Alexandra Figueiredo, refere que “esta é uma oportunidade única que abrimos aos jovens da região para poder conhecer de perto o que se faz em arqueologia”, num estágio que “permite também uma educação patrimonial para a preservação do património, numa faixa etária muito atenta e curiosa”.