Nesta atividade, inserida no projeto “Tudo o que não recolhemos e reciclamos, vai parar ao mar”, os alunos e docentes realizaram um trajeto que uniu a Escola D. João II à Escola Secundária Sá da Bandeira, seguindo a partir daí um percurso ambiental, acompanhando várias linhas de água, passando pelo vale de Atamarma, zona da Ribeira de Santarém e com términus junto ao Tejo, na zona do Clube de Canoagem.
Durante este percurso os alunos e docentes participantes desenvolveram várias atividades, onde procuraram reforçar a consciência cívica, na população em geral, na área do desenvolvimento sustentável e da participação cívica, incentivando a adoção de práticas públicas e comportamentos pessoais convergentes com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, como recolha de resíduos, sob a forma de competição entre turmas.
No final do percurso, alguns alunos tiveram oportunidade de praticar um pouco de canoagem no rio Tejo e analisaram um pouco das pressões humanas nas suas margens.
Outros alunos realizaram atividades no jardim/ miradouro do Liceu e na Ribeira de Santarém, enquanto outro grupo realizou uma caminhada ecológica, durante a qual se procedeu à recolha de resíduos, com passagem por zonas como a fonte das Figueiras, Mãe-de-água de Santarém e a zona ribeirinha do Tejo.