Na ETA de Salvaterra de Magos, onde se trata a água que consomem em casa e na escola, “os alunos participaram no processo químico que garante água segura e de qualidade acompanhando os operadores nas recolhas de amostras, verificações e procedimentos”, explica uma nota de imprensa da Águas do Ribatejo (AR).
{creativeslider id=”15″}
Já nos Foros de Salvaterra, a “comitiva ficou a conhecer a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) onde se transforma o esgoto em lamas com valor ambiental para aplicação na agricultura e água tratada, que é devolvida às linhas de água e encaminhada para o rio Tejo”.
Os estudantes do 10º ano, de acordo com a empresa intermunicipal, identificaram as técnicas e procedimentos na recolha de amostras para o controlo de qualidade que é feito diariamente em mais de 50 ETAR’s que a AR gere nos concelhos de Salvaterra, Benavente, Coruche, Alpiarça, Almeirim, Chamusca e Torres Novas.
As docentes das disciplinas de Tecnologia Química e Análises Químicas, acompanharam a visita e testaram os conhecimentos teóricos dos alunos na véspera de um teste onde a matéria foi abordada.
“A abertura dos equipamentos da AR às escolas e à sociedade civil faz parte do plano de sensibilização e informação em curso, com o objetivo de dar a conhecer a importância dos sistemas de tratamento”, explica a mesma nota.