A participação nesta iniciativa, que reuniu estudantes do ensino secundário de todo o país, partiu de um convite dirigido pela instituição de ensino superior ao Clube de Debate da Sá da Bandeira, que aceitou o repto.
Numa nota enviada à comunicação social, as responsáveis pela dinamização do Clube de Debate, professoras Ana Beatriz Silva, Helena Silva Dias Soares e Ana Isabel Barreto, “congratulam-se pelo modo como os doze alunos representaram a escola neste evento, onde demonstraram competências inequívocas de exercício de pensamento crítico, de comunicação, liderança e de espírito de trabalho em equipa”.
No que se refere aos delegados à cimeira, uma das equipas foi composta por Afonso Antunes, Afonso Aranha, Tiago Cabaça, Salvador Mendes, João Afonso Estêvão e André Pais, ao passo que a outra equipa participante foi formada pelos alunos Maria Inês Faria, Mariana Cruz, Daniela Branco, Inês Silva, Beatriz Lopes e Sérgio Costa.
O desempenho dos alunos, segundo a mesma nota, “pautou-se pela excelência e pela enorme entrega e disponibilidade em representar a Sá da Bandeira num evento de grande exigência e rigor”.
O Clube de Debate destaca ainda a “relevância do evento para o treino de competências de exercício de cidadania ativa, onde subjazem as dimensões política e democrática, cruciais nas mudanças sociais que os jovens podem empreender”.