Inicialmente a data comemorava-se no dia 18 de outubro, no aniversário do US Clean Water Act, no entanto, e dado que a água se encontra congelada em várias partes do mundo nessa altura do ano, a data foi antecipada um mês, sendo comemorada, anualmente, a 18 de setembro.
O EarthEcho Water Challenge (ex-World Water Monitoring Challenge) traduz-se num desafio à escala mundial da organização não governamental EarthEcho International que visa incentivar os cidadãos a analisar e proteger os recursos locais desde o Dia Mundial da Água, comemorado a 22 de março, até ao final do ano.
Este programa apela à consciencialização e envolvimento de todos para a necessidade urgente de proteger os recursos hídricos em todo o mundo, bem como de garantir a monitorização da sua qualidade ao longo de todo o processo.
Através de um simples kit de teste é possível retirar uma amostra de água para avaliar a sua qualidade, permitindo a análise de um conjunto de parâmetros, nomeadamente a sua temperatura, acidez (pH), clareza (turbidez) e oxigénio dissolvido.
A EarthEcho International analisa os resultados e publica-os online no seu website. Na presente data, esta iniciativa conta com 1.644.348 participantes de 146 países, tendo sido recolhidas 79.572 amostras de água.
Em comunicado, a Águas de Santarém partilha desta preocupação, pelo que faz da proteção dos recursos hídricos o seu compromisso e missão, garantindo a melhor qualidade da água para os seus clientes.
“Seja parte da solução neste desígnio tão importante da proteção de um bem escasso e essencial à vida de todos os seres vivos e participe no EarthEcho Water Challenge (https://www.monitorwater.org/)”, apela a empresa.