Em resposta à Rede Regional, a diretora do agrupamento, Maria Helena Vieira, explicou que no ano letivo de 2020/2021 foram entregues 151 computadores tipo I – destinados ao 1º ciclo; 216 computadores tipo II – destinados aos 2º e 3º ciclo; e 82 computadores tipo III – para os docentes, num total de 449 computadores.
Já no presente ano letivo, foram rececionados 295 computadores para o 1º ciclo; 232 computadores para o 2º e 3º ciclos; e 55 computadores para os docentes, num total de 582 equipamentos, que estão a ser distribuídos à medida que se cumprem todos os procedimentos exigidos na plataforma Escola Digital.
“Esta entrega é condicionada também pela disponibilidade de horário dos docentes do grupo de Informática que têm a seu cargo esta logística demorada. Este processo é lento também porque só muito recentemente foram entregues os Kits de internet que se encontravam em falta”, refere Maria Helena Vieira, acrescentando que os alunos cujos encarregados de educação já manifestaram a sua aceitação, estão a receber, havendo ainda muitas famílias a enviar à escola esta informação de aceitação ou não.
Num agrupamento que conta com 989 alunos de 1º, 2º e 3º ciclos irão assim ser entregues 1.031 computadores.
A Rede Regional contactou a semana passada vários outros agrupamentos de escolas da região sobre este assunto, que, no entanto, optaram por não prestar qualquer tipo de informação.
Refira-se que os computadores do programa ‘Escola Digital’ já foram praticamente todos distribuídos pelas escolas de Norte a Sul do país. São mais de um milhão de equipamentos com acesso à Internet, que passam a estar disponíveis, por empréstimo, para alunos e professores das escolas públicas.