João Moura, o secretário de Estado da Agricultura, esteve na Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS) esta terça-feira, 17 de dezembro, para assistir à instalação da primeira armadilha para captura de insetos transmissores de doenças veterinárias.
O representante do governo esteve também presente na assinatura de um protocolo entre a ESAS e a Direção Geral de Agricultura e Veterinária (DGAV), que está a implementar um “Plano de Vigilância Entomológica” para a captura de culicóides, para a sua monitorização e deteção precoce no território nacional.
“Nos últimos anos, têm surgido em Portugal diversas doenças associadas a insetos , entre elas – e mais recentemente – a doença da língua azul, que grandes prejuízos económicos tem gerado ao produtor de ovinos”, explica uma nota de imprensa da ESAS, que foi escolhida para acolher nas suas instalações uma armadilha com vista à captura dos insetos.
“O aparecimento de zoonoses emergentes e reemergentes bem como de outras patologias não zoonóticas transmitidas por insetos, é uma questão de grande preocupação. Estas podem representar grande impacto a nível da saúde animal, humana e alimentar”, salienta o mesmo documento.