Na sessão de abertura, o presidente do Instituto Politécnico de Santarém, João Moutão, sublinhou o papel das escolas no apoio ao desenvolvimento das empresas e que projetos como o H2OEfficient, que conta com a participação da ESAS, cumprindo assim a sua missão como instituição de ensino superior, com a academia a dar apoio técnico.
Por sua vez o vereador com o pelouro da área agrícola na Câmara de Santarém, Nuno Russo, deu conta dos vários trabalhos já desenvolvidos pelo município que visam a proteção de linhas de água, aproveitando também para sublinhar que Santarém é um dos poucos municípios que tem um pelouro vocacionado para a agricultura.
A sessão, que foi muito participada, contou com a representante da entidade financiadora do projeto, Rosário Palha, produtores, associações de produtores e entidades reguladoras (DGADR, DRAPLVT, APA).
Na ocasião, a Fundação Calouste Gulbenkian apresentou o vídeo resumo dos projetos que decorreram no ano de 2022. De seguida realizou-se a apresentação do projeto, dando conta das várias ações que vão decorrer ao longo do ano, com workshops e sessões de capacitação para agricultores, contando com a participação dos diferentes parceiros, que vão dar apoio técnico, bem como associações de agricultores, que irão colaborar na promoção e divulgação das diferentes ações que estão programadas.
O calendário das ações vai ser conhecido em breve.