Sáb, 2 Março 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Agrária de Santarém forma agricultores para uso eficiente da água

A Escola Superior Agrária de Santarém apresentou no dia 31 de outubro o projeto H2OEfficient, uma iniciativa em parceria com o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional - Centro de Competências (COTHN-CC), financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian, que junta os conhecimentos e parceiros de dois projetos anteriores - H2Oliva e H2OptiDemo - dando continuidade a ações de capacitação de agricultores para o uso eficiente da água.


Na sessão de abertura, o presidente do Instituto Politécnico de Santarém, João Moutão, sublinhou o papel das escolas no apoio ao desenvolvimento das empresas e que projetos como o H2OEfficient, que conta com a participação da ESAS, cumprindo assim a sua missão como instituição de ensino superior, com a academia a dar apoio técnico.

Por sua vez o vereador com o pelouro da área agrícola na Câmara de Santarém, Nuno Russo, deu conta dos vários trabalhos já desenvolvidos pelo município que visam a proteção de linhas de água, aproveitando também para sublinhar que Santarém é um dos poucos municípios que tem um pelouro vocacionado para a agricultura.

A sessão, que foi muito participada, contou com a representante da entidade financiadora do projeto, Rosário Palha, produtores, associações de produtores e entidades reguladoras (DGADR, DRAPLVT, APA).

Na ocasião, a Fundação Calouste Gulbenkian apresentou o vídeo resumo dos projetos que decorreram no ano de 2022. De seguida realizou-se a apresentação do projeto, dando conta das várias ações que vão decorrer ao longo do ano, com workshops e sessões de capacitação para agricultores, contando com a participação dos diferentes parceiros, que vão dar apoio técnico, bem como associações de agricultores, que irão colaborar na promoção e divulgação das diferentes ações que estão programadas.

O calendário das ações vai ser conhecido em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB