O objetivo da formação é preparar estas pessoas para, em caso de necessidade, darem apoio a Zonas de Concentração e Apoio à População (ZCAP), ou hospitais de retaguarda, no âmbito da pandemia da covid-19.
“No concelho, já foi necessário ativar duas das seis zonas de quarentena que temos instaladas, para acolher 32 pessoas suspeitas de Covid19”. Esta experiência, “mostrou-nos que em caso de ser necessário evacuar utentes de uma ERPI, os nossos assistentes operacionais e os voluntários que deram um excelente apoio a estas pessoas, não teriam os conhecimentos técnicos para apoiar utentes de lares de idosos, com patologias específicas, muitos deles acamados. Por maior que fosse a sua vontade de ajudar, não saberiam como fazê-lo em segurança para si próprios e para os utentes”, explica o presidente da Câmara do Cartaxo, Pedro Ribeiro.
A ação decorre na Escola Secundária do Cartaxo e prevê formação teórica e prática em temas como atividades de vida e graus de dependência, ambiente seguro, cuidados de higiene e conforto, alimentação, mobilizações, transferências e posicionamentos, prevenção e controlo de infeção ou cuidados de saúde do idoso e suporte básico de vida. Élecionada por oito formadores do Hospital Distrital de Santarém, da Cruz Vermelha Portuguesa e dos Bombeiros Municipais do Cartaxo.