No mês de julho, o portal Viver o Tejo, uma iniciativa da Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant) para promover a rede integrada da oferta turística em torno do rio, registou um número recorde de visitantes, alcançando pela primeira vez mais de 10.000 visitantes num mês.
A marca Viver o Tejo tem vindo a ser dinamizada pela Nersant com o objetivo de despoletar a criação de polos de atratividade que, aliados à preservação e valorização do património natural histórico e humano, promovem o crescimento económico, colocando em prática uma estratégia de valorização económica do recurso endógeno do Ribatejo por excelência, o rio Tejo.
A criação desta rede integrada da oferta turística das zonas ribeirinhas do rio Tejo tomou forma com a criação do portal da marca, que apresenta diversas rotas turística possíveis nesta região – Ribatejo em Canoa; Ribatejo a Pé ou de Bicicleta; Comboio do Ribatejo; Praias Fluviais do Ribatejo; Mercados Ribeirinhos do Ribatejo; Museus, Artes e Ofícios; Terras Templárias do Ribatejo; Castelos do Ribatejo; Natureza do Ribatejo; Trilhos Fotográficos do Ribatejo; Sabores; Aprender no Ribatejo; Rota do Religioso e Rota dos Vinhos do Tejo – com muitas e diversificadas propostas de atividades a realizar nesta região.
O portal congrega ainda todas as empresas aderentes à marca, como informação, galeria de fotos, contactos, preços e promoções, sendo possível também fazer reserva online.
O Viver o Tejo tem crescido ao longo dos tempos. A marca, que começou por ser implementada apenas na região do Médio Tejo, foi alargada à Lezíria, tendo no total cerca de 159 aderentes.
Comparando o número de visitantes com o mês que antecedeu a julho – junho de 2016 – confirma-se o grande acréscimo de visitantes: julho registou mais 53% de visitantes do que em junho.
A marca Viver o Tejo dispõe ainda de uma página de facebook que tem registado a mesma tendência de crescimento, tendo no momento 2920 gostos.