A Unicer vai encerrar a laboração no Centro de Produção de Refrigerantes de Santarém a 31 de janeiro, três meses antes da data inicialmente anunciada pela administração da empresa, que deu como limite o final do mês de abril.
A decisão foi comunicada aos cerca de 70 trabalhadores da fábrica durante uma reunião realizada na tarde desta quinta-feira, 7 de dezembro.
Em comunicado divulgado hoje, a Unicer garante que “manterá, na íntegra, as condições assumidas e já comunicadas aos colaboradores”.
Recorde-se que, aquando do anúncio do encerramento desta unidade de produção, em outubro de 2015, a empresa prometeu aos trabalhadores uma indemnização de 1.25 salários por cada ano de trabalho, acrescida de um bónus de 6 mil euros para quem decidisse permanecer até ao encerramento.
Os trabalhadores poderão ainda candidatar-se às 25 vagas que vão surgir na unidade da Font Salem, a antiga fábrica de cervejas Cintra, em Santarém, com quem a Unicer tem uma parceria para o enchimento de refrigerantes.
No comunicado, a empresa garante que “a produção e enchimento de refrigerantes transitará, progressivamente, para o parceiro de negócio”.
A Unicer afirma ainda que a decisão de antecipar o encerramento foi tomada por ser possível assegurar “a redução do período de transição da produção e enchimento de refrigerantes para o parceiro de negócio, sem comprometer a operação e o abastecimento ao mercado”.