Qua, 26 Março 2025

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Uma década a investir na água e saneamento dos municípios

aguasribatejo10anos

A Águas do Ribatejo assinalou o seu 10º aniversário esta quarta-feira, 14 de dezembro, uma data que fica marcada pela inauguração de duas estações de tratamento de águas residuais (ETAR’s) em Samora Correia e em Benavente, e o anúncio de novas empreitadas no concelho de Torres Novas.

Antes das inaugurações, a empresa intermunicipal realizou uma sessão no Centro Cultural de Samora Correia que juntou os atuais presidentes de Câmara dos sete municípios que a compõem e alguns dos antigos autarcas que estiveram na génese da criação do projeto Águas do Ribatejo.

Na presença do secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, Sérgio Carrinho, da Chamusca, Dionísio Mendes, de Coruche, Joaquim Rosa do Céu, de Alpiarça, Joaquim Ganhão, de Benavente, e António Torres, na altura administrador delegado da antiga CULT (atual CIMLT), recordaram parte da história e os passos dados que levaram à constituição da empresa, que ainda hoje é um projeto inovador a nível nacional.

Esta sessão contou ainda com a presença do presidente da ERSAR (a entidade reguladora do secto), Orlando Borges, do ex-ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia, e do presidente do Grupo de Apoio ao PENSAAR 2020, Diogo Faria de Oliveira.

À tarde, decorreram as inaugurações das ETAR da Murteira e da Quinta do Papelão, e o lançamento da primeira pedra da ETAR de Samora Correia, um investimento de 4,6 milhões de euros.

Estes investimentos inserem-se no esforço de recuperar o “défice de cobertura” em matéria de saneamento, uma vez que a região está “razoavelmente bem dotada” em termos de abastecimento de água, explicou Francisco Oliveira, o presidente do Conselho de Administração da Águas do Ribatejo.

Francisco Oliveira adiantou que prossegue “o namoro” com outros dois municípios da região — Santarém e Golegã -, uma vez que a empresa tem capacidade para servir um universo entre os 200.000 e os 250.000 clientes, ganhando todos com a escala que a Águas do Ribatejo passaria a ter.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

cropped-LOGO-FINAL-800x.png

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

cropped-LOGO-FINAL-800x.png