Até ao dia 11 de abril, a Câmara de Alcanena vai realizar sessões de divulgação e explicação acerca do serviço de transporte a pedido em todas as freguesias e aldeias do concelho, tendo em conta a implementação em breve desta solução adaptada a zonas de baixa densidade populacional.
Desenvolvido pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT), o transporte a pedido, à semelhança do transporte coletivo regular, tem circuitos, paragens e horários definidos, mas distingue-se porque pressupõem que o cliente desencadeie a viagem, contactando previamente uma central de reservas.
Deste modo, as viaturas só efetuam os percursos se, antecipadamente, o serviço tiver sido solicitado e só vão às paragens que tiverem reservas.
Para o concelho de Alcanena, foram definidos cinco percursos, o de Bugalhos (que passa por Filhós, Bugalhos, Casal Saramago, Casais Romeiros, Pousados, Casal da Arranjela), o circuito do Espinheiro, Malhou e Louriceira (que passa por Espinheiro, Chã de Cima, Malhou, Moita, Louriceira), o circuito de Minde e Moitas Venda (Vale Alto, Covão do Coelho, Minde, Casais Robustos, Moitas Venda), o circuito da Serra de Santo António e Monsanto (Serra de Santo António, Covão do Feto, Casais da Moreta, Carvalheiro, Monsanto), e o circuito urbano de Alcanena (com paragens em Vila Moreira, São Pedro, Raposeira, Gouxaria, Peral, Monte Branco, Tojal).
As reservas são feitas através do número de telefone gratuito 800 209 226, de segunda a sexta-feira no dia útil anterior ao que o cliente pretende viajar.