Qui, 30 Maio 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Taxistas ameaçam levar protestos para as ruas

santaremdiadotaxi

O presidente da Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL) teme que Portugal possa assistir a cenas de violência semelhantes às que ocorreram em França durante as manifestações dos taxistas parisienses contra a UBER, na semana passada.

“Ando há dois meses a tentar parar o movimento que nasceu no Porto e que quer levar os protestos para as ruas”, disse Florêncio Almeida à Rede Regional, durante a 12ª edição do “Dia do Taxi”, a maior reunião de profissionais do sector, que está a decorrer no CNEMA, em Santarém.

Classificando a situação de “vergonhosa”, o responsável sublinhou que a “UBER atua fora da lei e ninguém faz nada”, o que mostra uma “passividade do Estado” que pode ser perigosa.

“Ao não atuarem, as próprias instituições estão a fomentar o descontentamento e a fazer crescer o sentimento de que as coisas só se resolvem através da chamada justiça popular, o que não é o que a ANTRAL quer, mas é provavelmente o que vai acontecer”, afirmou Florêncio Almeida.

Para o responsável da associação mais representativa do sector, a atuação da UBER nem se trata de um problema de concorrência desleal, é simplesmente uma “ilegalidade”.

A UBER “está a atuar fora da lei porque está a exercer uma atividade sem cumprir com a legislação que a regula. Tratar-se-ia de concorrência desleal se eles estivessem licenciados para o transporte de pessoas e estivessem a praticar preços mais baixos do que aqueles que os taxis praticam”, acrescentou o responsável da ANTRAL, apontando o dedo à “cobertura política” dada pelo Estado e pelo regulador do sector, que é o Instituto da Mobilidade e dos Transportes.

O dia de sábado, 27 de junho, ficou marcado pela ausência do secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, e do presidente do Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, João Carvalho.

Ambos comunicaram a sua ausência já com o encontro de taxistas a decorrer.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB