A Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior (TAGUS) realizou uma ação de promoção e divulgação das tradições gastronómicas e dos produtos locais dos concelhos de Abrantes, Constância e Sardoal no espaço Turismo a Azul e Verde, em Campo de Ourique, Lisboa.
Num evento que serviu para mostrar os produtos a lojas gourmet e restaurantes, Conceição Ferreira, filha de uma antiga cozinheira de Montalvo, Constância, conduziu os convidados e participantes numa viagem pelas "estórias" antigas da gastronomia confecionada nos casamentos no Ribatejo interior na primeira metade do século passado.
Os chefes Luís Baena e Justa Nobre estiveram entre a assistência e mostraram-se bastante interessados nas iguarias dos três concelhos ribatejanos.
Segundo a TAGUS, Luís Baena disse mesmo pretender, em breve, levar alguns produtos para o seu novo restaurante em Londres.
Além da apresentação de Conceição Ferreira à volta dos costumes ancestrais das zonas rurais, esta ação de promoção incluiu ainda provas de vinho, azeite, enchidos, doces e mel de Abrantes, Constância e Sardoal no espaço do Turismo a Azul e Verde.
Para esta associação, é fundamental que estes produtos locais, que têm sido distinguidos em concursos nacionais e internacionais, tenham pontos de promoção e venda e estejam em destaque na capital.