Abrantes, Constância e Sardoal vão ter 21 novos projectos que irão criar 27 postos de trabalho, apoiados pela Abordagem LEADER, do Programa Nacional de Desenvolvimento Rural (ProDeR).
Estes projectos foram aprovados pela TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior, enquadrados nas medidas “viversificação da actividade económica e criação de emprego” e “conservação e valorização do património rural”.
A Tagus aprovou 21 dos 43 projectos que se candidataram e que representa um investimento global de 2,3 milhões de euros, dos quais 1,4 milhões constituem a comparticipação deste programa.
Se olharmos com mais pormenor para os projectos aprovados, podemos ver que o maior investimento regista-se na criação e desenvolvimento de microempresas, com 14 projectos e um investimento de 1,2 milhões de euros.
Segue-se dois pedidos no desenvolvimento de actividades turísticas e de lazer com um investimento da ordem dos 590 mil euros.
Logo a seguir surgem mais dois projectos para a diversificação de actividades na exploração agrícola com um investimento global de 320 mil euros.
Na área dos investimentos públicos, a promoção da qualidade de vida das populações e a valorização do património rural registou-se a aprovação de três projectos com um valor global de investimento de 250 mil euros comparticipados em 60% pelo ProDeR.
A TAGUS revela ainda que recebeu 17 candidaturas inseridas na medida “Serviços básicos para a população rural” cuja decisão final deverá ser conhecida no inicio do próximo mês.