A empresa Sunenergy, especialista em soluções de produção de energia elétrica a partir do sol, concluiu mais uma unidade de produção em autoconsumo de grande dimensão em Fátima, numa das unidades industriais da Omya.
O projeto contempla a instalação de 2.652 painéis solares fotovoltaicos de 700 W, para produção de energia elétrica a partir do sol. Com uma potência total de 1.856,4 kWp, que inclui, ainda, seis inversores de 330 kW, este investimento vai permitir que a Omya beneficie de uma redução significativa da sua fatura energética, bem como uma expressiva diminuição das emissões de CO₂. Estima-se uma redução anual de cerca de 1 188 toneladas, o que representa, aproximadamente, 29 700 toneladas durante 25 anos.
“Na Omya, a sustentabilidade faz parte da nossa estratégia e guia a nossa atividade. Este projeto reflete esse compromisso, constituindo um passo importante para a redução da nossa pegada ecológica e na otimização dos nossos recursos”, afirma Dinis Mateus, Diretor-Geral da Omya. “Acreditamos que a sustentabilidade é o caminho para um futuro mais próspero e este novo projeto com a Sunenergy contribui para esse objetivo.”
“É com grande satisfação que voltamos a colaborar com empresas que partilham a nossa visão de um futuro mais verde”, afirma Paulino Oliveira, Responsável Técnico da Sunenergy. “Este projeto é particularmente significativo, pois passou por todas as fases de avaliação e licenciamento — incluindo CCDR, APA, ICNF, licenciamento camarário, E-Redes e DGEG — demonstrando a sua complexidade e exigência técnica. Trata-se de uma instalação com injeção em 30 kV, que reflete não só o nosso compromisso em fornecer soluções inovadoras e sustentáveis, mas também em garantir total conformidade e rigor em todo o processo. Projetos como este permitem às empresas reduzir a sua fatura energética enquanto contribuem ativamente para a transição energética.”






























