A start-up portuguesa Thunder Foods SA, com sede em Santarém, vai investir 13 milhões de euros na instalação da maior linha de produção de produtos derivados de insetos para alimentação humana em Portugal.
A empresa irá desenvolver uma nova unidade de investigação e desenvolvimento (I&D) e uma unidade piloto de produção industrial de farinhas proteicas à base de insetos, num investimento também apoiado pelo PRR no âmbito da Agenda Mobilizadora InsectERA.
Em nota de imprensa, a Thunder Foods SA explica que os insetos surgem na alimentação humana como alternativa adicional para enfrentar o desafio da necessidade uma população que não para de aumentar, sendo que estas novas fontes nutricionais vão, “mais do que substituir, somar-se às atuais e, na medida do possível, implementar processos de economia circular, mais sustentáveis, gerando mais com os mesmos recursos naturais”.
A empresa reconhece que embora este tipo de alimentos ainda seja gerador de alguma repulsa sobretudo para as populações do Ocidente, os insetos já integram a alimentação de uma parte substancial da população mundial, sobretudo na Ásia e em África.
A recente entrada da BlueCrow no capital da Thunder Foods, permitirá realizar um ambicioso plano de investimentos em investigação e desenvolvimento da empresa, assegurando o consolidar da tecnologia e a instalação da primeira unidade piloto com capacidade e escala industrial que se pretende que esteja em funcionamento no início de 2026 com capacidade para produzir dezenas de toneladas de produtos derivados de inseto por mês, principalmente destinados à alimentação humana.
Esta é já a segunda empresa dedicada ao setor bioindustrial de insetos a instalar-se em grande escala na cidade de Santarém, tornando a capital Ribatejana na capital deste novo setor bioindustrial.
2 Responses
É a globalização dos subsídios e financiamentos do PRR… daqui a uns anos, não muitos está tudo abandonado e na sucata, já está tudo inventado, o resto são estes oportunistas que depois de uma bela degustação de comida tradicional. Tem estas ideias maravilhosas… queria aproveita para convidar os promotores para uma refeição de lacraus grelhados em cama de percevejos.
Acompanhado de um preparado de sumo de varejeira.
Só mentes brilhantes que estão a levar o planeta para o caos.
Deve durar tanto como as fábricas de canabis…até acabar o subsidio.