Ter, 5 Dezembro 2023

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Sopa da Pedra recebeu certificado oficial da Comissão Europeia

As entidades envolvidas no processo de certificação da sopa da pedra como “Especialidade Tradicional Garantida” (ETG) receberam finalmente o documento oficial das mãos de Daniel Rosário, o porta-voz da representação da Comissão Europeia em Portugal.


A entrega realizou-se ao final da tarde desta quinta-feira, 1 de setembro, durante o Festival da Sopa da Pedra de Almeirim, que tem mesa montada no Parque das Tílias até ao próximo domingo.

{creativeslider id=”15″}
“Este é um momento simbólico, mas com uma enorme importância para o concelho e para a cidade”, disse Pedro Ribeiro, o presidente da Câmara de Almeirim, recordando que a entrega do certificado “é o culminar de um processo que começou há meia dúzia de anos”, desde as primeiras conversas entre os profissionais da restauração à formalização da candidatura no Ministério da Agricultura, e culminando na aceitação por parte do organismo da União Europeia.
“Tudo durou muito tempo, mas teve que ser assim, porque é a garantia que nós cumprimos efetivamente com tudo o que nos foi exigido”, afirmou o autarca, que aproveitou para lembrar os outros dois produtos endógenos do concelho – as caralhotas e o melão de Almeirim – que estão a passar pelo mesmo processo de certificação.
“Logo, espero que esta seja a primeira de três visitas por parte da Comissão Europeia”, salientou o autarca, que lembrou que a atribuição da ETG à sopa da pedra “foi um trabalho que envolveu muita gente”, desde a Confraria Gastronómica de Almeirim à Associação dos Restaurantes da Sopa da Pedra, passando pela Entidade Regional de Turismo, entidades que marcaram presença na cerimónia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB