O conhecido portal de viagens TripAdvisor, um dos mais consultados e seguidos pelos internautas a nível mundial, atribuiu recentemente um certificado de excelência à Sinagoga de Tomar.
A distinção ao monumento, que é hoje um raro exemplar dos templos judaico medievais, foi concedida com base numa pontuação atribuída pelos clientes do TripAdvisor.
Construída em meados do século XV propositadamente para a função religiosa, a Sinagoga de Tomar é a única integralmente conservada ainda existente em Portugal, dessa época.
Além da função original para que foi edificada, serviu também como escola, assembleia e tribunal da comunidade judaica tomarense, tendo sido encerrada em 1496, aquando do édito manuelino de expulsão dos Judeus, após o que foi convertida em prisão.
Classificada como monumento nacional em 1921, a Sinagoga foi salva da ruína em que se encontrava por Samuel Schwarz, judeu polaco investigador da cultura hebraica, que a comprou em 1923 e doou, em 1939, ao Estado português para ali instalar o Museu Luso-Hebraico de Abraão Zacuto.