O Convento de São Francisco, em Santarém, serviu de palco à realização do 14º “Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo”, um dos principais fóruns dedicados ao setor em Portugal, e que reuniu centenas de produtores, técnicos e investigadores provenientes de várias regiões do país e também da Europa.
Ao longo do encontro, foram abordados temas estratégicos para uma agricultura cada vez mais moderna e competitiva, como a gestão eficiente das explorações agrícolas, as tendências de mercado e de consumo, a inovação tecnológica, a mecanização e a aplicação da Inteligência Artificial na agricultura, bem como a investigação aplicada à resolução dos desafios da fileira do mirtilo.
A sessão de abertura contou com a presença do presidente da Associação Nacional de Produtores de Mirtilo, Carlos Adão, do presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal, Álvaro Mendonça e Moura, e do vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, Emanuel Campos.
“Santarém é, assumidamente, um território agrícola de excelência. Mais de 60% dos nossos solos têm aptidão agrícola e mais de metade da área do concelho apresenta grande potencial para a produção vegetal, criando condições únicas para culturas diferenciadoras, como é o caso do mirtilo”, salientou o vereador scalabitano, destacando o forte potencial agrícola do concelho.
Os pequenos frutos estarão também em destaque na próxima edição da Feira Nacional da Agricultura, reforçando a importância crescente deste setor no panorama agrícola nacional.
O encontro foi organizado pela Associação Nacional de Produtores de Mirtilo, em parceria com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional.
































