Qui, 16 Janeiro 2025

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Santarém fecha o ano com mais de 23 mil desempregados

O ano de 2013 fechou com um total de 23.383 desempregados no distrito de Santarém, número que representa uma queda de 10 por cento relativamente ao ano de 2012, que terminou com um total de 26.025 desempregados nos 21 concelhos do distrito.

Apesar de uma primeira leitura poder parecer positiva, a União dos Sindicatos do Distrito de Santarém, uma estrutura afeta à CGTP contrapõe com o número de empresas (645) que encerraram nã região durante o ano de 2013.

“Se compararmos as insolvências com o desemprego registado, não bate a bota com a perdigota e tal fenómeno acontece em primeiro lugar pelo crescente peso da emigração mas também, e em grande parte, pelo facto de hoje muitos desempregados estarem a frequentar cursos de formação profissional ou em programas de ocupação ao serviço de IPSS, Câmaras Municipais e serviços do Estado”, refere a USS em comunicado.

A mesma estrutura considera que se estes trabalhadores que emigraram, estão a frequentar os cursos de formação ou a trabalhar em programas ocupacionais fossem contabilizados, o número de desempregados seria atualmente de 31.228.

No comunicado emitido esta segunda-feira, 27 de janeiro, a USS chama igualmente a atenção para a queda dos salários e, consequentemente, dos subsídios de desemprego, referindo que em outubro de 2011 o subsídio de desemprego no distrito, em média, era de 489 euros, valor abaixo dos 460 euros em novembro de 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB