Dom, 16 Março 2025

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Saneamento provoca aumento na fatura da água

santaremaguastarifario

No ano que vem, o preço da água vai manter-se na mesma em Santarém, mas a tarifa de saneamento vai sofrer um aumento de 3,5%.

A informação foi dada pela administradora da Águas de Santarém, Teresa Ferreira, esta segunda-feira, 27 de novembro, na reunião de Câmara onde o plano de atividades, orçamento e tarifário para 2018 da empresa municipal foi aprovado com os votos favoráveis da maioria PSD e o chumbo do PS.

O agravamento da taxa de saneamento está diretamente relacionado com o cumprimento das recomendações da ERSAR, o regulador do sector da água em Portugal, explicou Teresa Ferreira, adiantado que, para uma família com um consumo médio, a fatura sofrerá um aumento que anda pelos 0,30 euros por mês.

“Não nos parece significativo”, afirmou a administradora, que destacou ainda o volume de investimentos previstos para 2018, e que rondam os 2,6 milhões de euros.

A Águas de Santarém, no que se refere a obras mais significativas, prepara-se para substituir seis quilómetros de condutas de abastecimento de água por todo o concelho, fazer novas captações de água (uma das quais em Vaqueiros) e resolver problemas de funcionamento de algumas ETAR.

Na reunião de Câmara, a discussão política centrou-se sobretudo em torno da questão das perdas de água, com o PS, pela voz do vereador José Augusto Santos, a considerar que a Águas de Santarém não está suficientemente preocupada com esse problema.

“As perdas de água andam na casa dos 30%, o que é um valor enorme tendo em que a empresa deixou de faturar”, afirmou José Augusto Alves, em relação àquele que foi o principal argumento do PS para chumbar o documento.

Teresa Ferreira explicou que as perdas de água em outubro de 2016 andavam pelos 32,7%, mas que eram de 40% em 2013, quando a atual administração tomou posse.

“Custa-me ouvir que a Águas de Santarém não está preocupada com esta questão, porque há aqui um grande caminho feito no sentido de reduzir as perdas”, respondeu a administradora, adiantando que o objetivo da empresa municipal é chegar aos 25% “a curto prazo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB