A presidente da direcção da Associação Empresarial da Região de Santarém, Maria Salomé Rafael, está apreensiva com as dificuldades que as empresas estão a sentir para obter financiamento junto da banca.
A responsável da Nersant transmitiu estas preocupações à delegação da direcção da Associação Industrial Portuguesa – Câmara do Comércio e Indústria (AIP-CCI) durante uma reunião de trabalho que se realizou na sexta-feira, 27 de Abril, em Torres Novas.
“Temos vindo a sentir um acréscimo do pedido de reuniões por parte dos nossos associados relativamente às dificuldades de obtenção de crédito junto da banca. E falo de empresas com viabilidade económica”, explicou Maria Salomé Rafael durante a reunião, acrescentando que “é por este motivo que a Nersant tem insistido na exportação e internacionalização, bem como para a associação de empresas, com o objectivo de criar escala”.
A presidente apresentou todo o trabalho desenvolvido pela associação até 2010 e deu conta do plano de acções para o biénio 2011 – 2013, durante o encontro que se realizou no âmbito das visitas que a AIP-CCI tem vindo a promover junto das associações empresariais regionais.
José Eduardo Carvalho, ex-presidente da Nersant e actual presidente da direcção da AIP-CCI, explicou que esta organização está a trabalhar com o objectivo de se “transformar no líder nacional do movimento associativo, quer na concepção de projectos e acções, quer na relação com os associados, que se situam maioritariamente nos distritos e não na região de Lisboa”.
Do programa da visita da AIP-CCI ao distrito, e tendo em conta a nova política de aproximação ao tecido empresarial regional, as delegações da Nersant e da AIP-CCI visitaram a Renova, em Torres Novas, e a Vítor Guedes, em Abrantes, detentora da marca Gallo.
São “duas empresas de referência no panorama nacional”, afirmou José Eduardo Carvalho, que deixou um “balanço extremamente positivo” da visita.