O Alentejo e o Ribatejo vai estar nos primeiros 15 destinos turísticos do mundo a requerer a certificação Biosfera Turismo Responsável, no âmbito da UNESCO. A garantia foi dada esta quinta-feira, 6 de novembro, pelo presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva, durante a sessão de apresentação do Plano de Atividades da ERT do Alentejo e Ribatejo aos agentes económicos e autarcas da Lezíria do Tejo, realizada em Santarém.
Ceia da Silva apontou a certificação de destinos turísticos como essencial para a região, adiantando que a 15 de janeiro será feita a assinatura de compromisso com o Instituto de Turismo Responsável, financiado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Ciência, Educação e Cultura).
O plano de atividades prevê ainda a criação de novos produtos turísticos, a institucionalização das redes de oferta, o reforço do marketing digital, a internacionalização de destinos e a criação de Plataformas Logísticas Rurais (como os Roteiros Enogastronómicos do Ribatejo) que vão ser vendidos brevemente por operadores.
Para o Ribatejo, a ETR considera essencial a criação de uma linha de comunicação, tendo sido apontadas duas sugestões: “Saboravida” ou “É mesmo aqui ao lado – Ribatejo, tanto tão perto”.