A Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant) iniciou na quinta-feira, 6 de outubro, o seu primeiro programa de aceleração de Startups da Startup Santarém, que iniciou
A iniciativa consiste num programa inovador e condensado no tempo que, em apenas 8 semanas, procura apoiar os empreendedores na aceleração dos seus projetos e no encontro de financiamento, visando uma mais rápida operacionalização, entrada e consolidação do projeto empresarial no mercado.
Assim, semanalmente, os 15 projetos que integram o programa (21 empreendedores), participam num workshop de capacitação sobre temas diversificados, como a construção da proposta de valor até ao controlo de gestão, fazem visitas a empresas ou centros tecnológicos, onde a inovação é o core-business, reúnem-se com consultores e mentores com experiência reconhecida, sendo todo o processo desenvolvido numa plataforma web criada para o efeito.
A componente de financiamento está também prevista no programa, uma vez que no final do mesmo os empreendedores participantes poderão apresentar os seus projetos a um painel de investidores, que incluem Business Angels e Fundos de Capital de Risco.
O arranque desta iniciativa esteve ao cargo de Paulo Sousa Marques, professor universitário, consultor e CEO do Shark Tank Portugal. A apresentação e discussão baseou-se nos “3 W” do negócio (What / Who / Why), tendo sido dadas indicações precisas sobre como apresentar o negócio e o produto ao seu público-alvo, seguindo-se da parte da tarde, reuniões de coaching com os consultores especialistas. A primeira visita no âmbito do Programa de Aceleração de Startups foi à empresa RENOVA S.A..
Este primeiro programa de aceleração já tem as vagas totalmente preenchidas mas a Nersant irá brevemente apresentar as datas das próximas edições.