Os professores responsáveis pelo acompanhamento das crianças envolvidas no projeto EmpCriança – Empreender no Ensino Básico, terminaram na semana passada a capacitação que os habilitou a implementar este projeto da Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant) junto dos alunos.
O objetivo deste projeto é estimular as crianças do 3.º e 4.º ano do ensino básico para o empreendedorismo, sensibilizando-as para a atividade empresarial e desenvolver competências associadas ao empreendedorismo, como a criatividade, a inovação, a autonomia e autoconfiança, a iniciativa, a resiliência, a cooperação e trabalho em equipa, o planeamento / organização, o sentido de responsabilidade, a comunicação e a literacia.
Neste ano letivo foram mais de 620 as crianças participantes neste projeto de empreendedorismo.
A ação decorreu de forma descentralizada, em Santarém e em Torres Novas, de acordo com a área geográfica das escolas onde está a ser dinamizado o projeto.
Em todas as sessões, a Nersant começou por dar a conhecer a narrativa e as personagens, os Irmãos Giro, que conduzem os alunos às aprendizagens propostas Com estas personagens, os temas a explorar vão sendo introduzidos através de uma narrativa, dividida por episódios, de maneira a que os conceitos ligados às empresas e ao empreendedorismo sejam apreendidos de forma gradual e inata.
Ao longo do ano, as crianças percorrem toda a narrativa dos irmãos Giro, começando pelo episódio “Quero ser empreendedor!”, seguindo-se os capítulos “Quando uma ideia ganha asas – Parte 1” e “Quando uma ideia ganha asas – Parte 2”. Os últimos episódios desta saga intitulam-se “Tudo sobre… ser empreendedor” (jogo da glória) e, por fim, “Agora sou eu o empresário”.
“Somos um dos países que mais empresas cria, mas ao mesmo tempo, onde mais empresas desaparecem, o que significa que estamos sensibilizados para o risco e não para a concretização”, explicou o presidente da Comissão Executiva da Nersant, António Campos, acrescentando que “é necessário encontrar maneira de colmatar este défice de formação existente no nosso país”.






























