O projeto “Fumeiro do Mar”, que se propõe transformar cavala e tainha em iguarias defumadas com alto valor nutritivo e sem aditivos ou corantes, venceu a 3.ª edição do Concurso de Ideias de Negócio do AgriEmpreende, um projeto que tem por objetivo criar e dinamizar uma estrutura técnica, de gestão e tecnológica de apoio ao empreendedorismo na fileira agroalimentar.
O processo do “Fumeiro do Mar”, que venceu entre um total de 21 candidaturas, passa pela filetagem e defumação com fumo de lenha e pelo aproveitamento das aparas para produzir enchidos de peixe, visando o mercado nacional e estrangeiro.
A iniciativa, promovida pelo Agrocluster em parceria com o Inovcluster, premiou ainda a produção de pastéis de nata vegan e o condimento em pó criado com azeite e salicórnia.
Os vencedores recebem prémios monetários (de 5.000, 3.000 e 1.000 euros, respetivamente) e ainda apoio para desenvolvimento do projeto em sistema de ‘co-working’ por um período de três meses, na Startup Santarém ou no Centro de Empresas Inovadoras de Castelo Branco, e incubação física pós início de atividade por um período de seis meses.