Ter, 21 Janeiro 2025

PUB

RODAPE-CONTEUDOS

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Óleo do Motor usado: o que fazer depois da troca?

O óleo do motor deve ser trocado todos os anos ou a cada 10.000 a 20.000 kms para que mantenha o bom funcionamento. E embora o óleo seja essencial para o funcionamento do automóvel, a realidade é que prejudica o meio ambiente.


Num momento em que tanto se fala sobre proteger o meio ambiente, fica a dúvida: o que se deve fazer com o óleo retirado? Pode tomar uma atitude mais amiga do ambiente? A resposta é sim e dois em cada três litros de óleo usado são reutilizáveis.
Se este é um assunto novo para si, não se preocupe. Vamos explicar-lhe como é que o óleo do motor afeta o meio ambiente e onde deve depositar esse óleo depois da substituição.

Como é que o óleo do motor usado afeta o meio ambiente?
A função mais óbvia do óleo é lubrificar as peças do motor, de modo que esse trabalhe sem atrito e com uma maior fluidez. Apesar de ser um produto que faz maravilhas no seu carro, prejudica imenso o meio ambiente.
O óleo do motor já provém do petróleo e contém vários tipos de aditivos que o tornam pouco amigo do ambiente. Juntando isso à quantidade de elementos tóxicos que o óleo do motor tem, temos um problema grande para o planeta se este não for descartado de forma correta.
O óleo do motor demora dezenas de anos para desaparecer da natureza por não ser biodegradável. Se for descartado no solo, o terreno não poderá ser usado para construção ou agricultura. Se for deitado nos esgotos, o funcionamento das estações de tratamento de águas pode ser afetado. Resumindo, o óleo pode contaminar o ar, a água e o solo.
Mas nem tudo são más notícias! Se o óleo do motor for descartado de forma correta, pode ser reutilizado. Como já referimos, dois a cada três litros de óleo podem ser reaproveitados, diminuindo, de certo modo, o impacto que estes óleos têm no ambiente.
Se trocar o óleo do motor em casa, certifique-se de que descarta o óleo corretamente, de acordo com as informações que partilhamos mais abaixo. Se não for o caso, pode fazer a sua parte e certificar-se de que o mecânico descarta os óleos de forma correta.
Os mecânicos costumam ter mais facilidade em entregar os óleos para reaproveitamento e fazem a troca em segurança. E, o preço da troca ronda os 30€ a 60€, o que também não é um preço muito elevado. Se quiser um óleo mais amigo do ambiente, o preço sobe ligeiramente.

Existem alternativas amigas do ambiente?
Hoje em dia já existem óleos do motor mais amigos do ambiente e que continuam a fazer maravilhas ao seu motor. Mas, claro, os preços não são tão amigáveis como os dos óleos de algumas marcas.
Opte pelos óleos com a marca 5W-30 por serem mais amigos do ambiente.
Baseado em postagens de blog auto-doc.pt realizar uma troca de óleo do motor no momento adequado, juntamente com a substituição do filtro, eliminará qualquer uma dessas partículas prejudiciais de sujeira e detritos do motor antes que possam causar qualquer dano.

Como cumprir o nosso papel na reciclagem do óleo do motor usado?
A troca do óleo costuma ser feita por um profissional, mas também é possível fazê-lo em casa se tiver o conhecimento para tal e tomar os cuidados necessários. Se decidir fazer a troca, descartar o óleo velho passa a ser uma responsabilidade sua.
O primeiro passo para descartar o óleo corretamente é retirá-lo do carro e armazená-lo de forma certa.
Dependendo da região de Portugal onde se encontra, este passo pode ser mais simples ou mais complexo. Em algumas zonas, os próprios municípios disponibilizam ecopontos para colheita de óleos do motor, mas nem todas as regiões têm essa sorte. Aliás, é mais comum os municípios disponibilizarem ecopontos para óleos de cozinha do que para óleos industriais.
Portanto, se não tiver a sorte de ter um ecoponto por perto, tem duas opções. A primeira é levar o óleo a um centro de reciclagem e a segunda é entregá-lo na oficina a que vai regularmente. As oficinas não são obrigadas a aceitar o óleo, e algumas não o fazem, mas muitas delas aceitam por causa de acordos que têm.
Outra questão que não se pode esquecer é que a embalagem do óleo do motor também deve ser descartada de forma adequada.
Todos juntos podemos fazer a diferença no meio ambiente.

https://www.auto-doc.pt/oleo-do-motor
https://blog.texaco.com.br/havoline/coleta-de-oleo-lubrificante-usado-como-proceder/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB