A Nersant foi a única associação empresarial a marcar presença no pavilhão de Portugal na Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Moçambique (FACIM), que decorreu entre os dias 26 de agosto e 1 de setembro em Maputo, a capital deste país africano.
A presença no maior certame empresarial moçambicano teve como principal objetivo dar a conhecer à comunidade económica e empresarial local "as potencialidades da região do Ribatejo, das suas empresas e produtos, promovendo a realização de negócios entre os dois países", explica uma nota de imprensa da Nersant.
Os objetivos foram alcançados com sucesso, segundo a mesma nota, sobretudo no que se refere à potenciação da internacionalização das empresas da região.
A Nersant "deu a conhecer os seus projetos de apoio à internacionalização, nomeadamente o I Encontro de Negócios da Beira, onde estarão presentes diversas empresas ribatejanas interessadas em encontrar oportunidades de negócio neste país, e o NERSANT Business 2013, um encontro internacional de negócios que a associação vai realizar em novembro no Ribatejo".
Recorde-se que, na sua edição passada, esta iniciativa já contou com delegações de seis países de África e da América do Sul, tendo possibilitado a realização de centenas de reuniões de negócios entre empresários portugueses e empresários estrangeiros.
Além das visitas do vice-primeiro-ministro português, Paulo Portas, no dia da inauguração da FACIM, e do ministro da Economia, Pires de Lima, o stand da Nersant foi visitado por vários empresários moçambicanos que pediram esclarecimentos sobre a região e sobre os projetos de internacionalização.