A Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant) está a dinamizar um projeto financiado que permite “limpar” as empresas de processos desnecessários e desperdícios, o que se traduz num produto de maior qualidade e com menores custos de produção.
Denominado Ribatejo Inovação Na Gestão (RING), o projeto é submetido e dinamizado pela Nersant, que conta com o apoio do COMPETE2020 no financiamento a 50% não reembolsável.
Uma das áreas de atuação deste projeto é a otimização dos processos das empresas através da aplicação de metodologias específicas de gestão focadas na redução do diferentes tipos de desperdícios (produção excessiva e excesso de stocks, tempo de espera, transporte, inventário, movimento e defeitos).
“Eliminando estes desperdícios nas empresas, a qualidade melhora e o tempo e custo de produção diminuem”, afirma a associação, em comunicado, acrescentando que estas ferramentas incluem “processos contínuos de análise, produção e elementos/processos à prova de falhas”.
No caso específico do RING, para além da aplicação de inovadoras ferramentas lean, o projeto tem apoio a fundo perdido para a implementação ou atualização da Norma ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade) ou da FSSC22000 (Sistema de Gestão de Segurança Alimentar), culminando o projeto com a certificação da empresa.
As empresas interessadas deverão contactar a Nersant, que dará todas as explicações necessárias.































