Sex, 1 Março 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

“Insetos a Proteína do Futuro” debatido na Escola Agrária

A Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS) organizou na quarta-feira, 22 de novembro, o debate “Insetos a Proteína do Futuro”, iniciativa que decorreu no âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia.

Presente na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, considerou que falar de insetos é “falar da proteína do futuro”, referindo que para o grupo de países mais ocidentais, a proteína oriunda destes invertebrados com exoesqueleto quitinoso, já é consumida e aproveitada desde há muitos anos.

Ricardo Gonçalves considera que no que concerne a Santarém, esta Agenda Mobilizadora InsectERA do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) é uma oportunidade muito grande para a região, mas também para o país.

A InsectERA traz soluções alimentares/nutricionais alternativas que vão dar resposta às novas necessidades do setor, como o aumento da população mundial, as alterações climáticas e o desperdício alimentar. Assim, contribui para a transação verde em direção à sustentabilidade ambiental, baseada numa economia circular.

“Começou por ser um projeto de pequena dimensão que surgiu no INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, mas que com o trabalho e dedicação de todos os intervenientes, rapidamente cresceu e transformou-se num projeto de abrangência nacional”, referiu o autarca.

Reforta-se que o Executivo Municipal aprovou a 9 de janeiro, a alienação de um prédio rústico situado na Zona de Desenvolvimento Económico de Pernes à empresa EntoGreen, no âmbito do contrato de consórcio externo, com vista à execução do projeto “InsectERA – A ERA da indústria dos insetos”, com capacidade para albergar outras unidades agroalimentares que contribuam para a criação de circularidade e parcerias, promovendo a partilha de recursos entre as empresas instaladas, num investimento que rondará os 19 milhões de euros no âmbito do PRR.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB