A Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant) e o AgroCluster Ribatejo organizam entre os dias 28 e 30 de abril, o primeiro Agribusiness, Encontro Internacional de Negócios do Setor Agro-alimentar.
A iniciativa, que vai decorrer entre 28 e 30 de abril em Santarém, no Cnema, traz a Portugal mais de 20 importadores estrangeiros de oito países (Holanda, Dinamarca, Reino Unido, Luxemburgo, Alemanha, Polónia, Emirados Árabes Unidos e Brasil) e reúne 100 empresas nacionais e internacionais no Ribatejo, estando previstas mais de 250 reuniões de negócios.
O presidente do AgroCluster Ribatejo, Carlos Lopes de Sousa, explica que o objetivo do Agribusiness é proporcionar um encontro internacional na região que proporcione efetivas oportunidades de negócios e que sente à mesma mesa empresas portuguesas e estrangeiras do setor agro-alimentar.
Entre os produtos mais procurados pelos estrangeiros na nossa região estão o azeite, vinagres, molhos e condimentos, frutas e vegetais frescos, conservas de vegetais, arroz, vinho, charcutaria e presunto, queijo e doces regionais.
O Agrocluster Ribatejo foi criado em 2009 pela Nersant. Conta com 108 empresas associadas (30 das quais são fundadoras), responsáveis por um volume de negócios de 1900 milhões de euros, dos quais 500 milhões em exportações, e emprega 9 mil pessoas. Depois de expandir a sua ação para a região do Oeste, abarca agora 63% da área agrícola de Portugal.