Os habitantes dos concelhos de Santarém e do Entroncamento são os que têm maior poder de compra em toda a região. Os dados são de um estudo do Jornal de Negócios(www.jornaldenegocios.pt), que colocam Mação e Ferreira do Zêzere nos últimos lugares.
O estudo do Jornal de Negócios considera três fatores: o indicador per capita do poder de compra, a percentagem do poder de compra e o ranking do indicador do poder de compra.
Entroncamento e Santarém são os únicos concelhos acima do indicador 100, seguidos de Benavente e Torres Novas, ambos na casa dos 90. Do lado oposto, Alpiarça, Sardoal, Chamusca, Ferereira do Zêzere e Mação não chegam ao indicador 70.
O estudo do Jornal de Negócios confirma que o litoral é mais rico que o interior e que mais de metade do poder de compra dos 308 municípios portugueses está concentrado nos 35 concelhos das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto.
O concelho com valor mais elevado é Lisboa, com 216,7% da média. Entre dez os municípios com poder de compra mais baixo, Celorico de Basto é o município mais pobre, com um poder de compra de 49,8% do total.
O indicador per capita do poder de compra representa o poder de compra do município dividido pelo número de habitantes. Com a média nacional em 100, o valor de cada concelho representa o seu posicionamento face à média de Portugal.
Pode conhecer todo o estudo e a respetiva ficha técnica AQUI.