O presidente da Câmara Municipal de Santarém, João Teixeira Leite, considera “essencial continuar a investir nos grandes eventos” como fator de promoção do concelho e atração de visitantes e investidores.
Acabado de chegar de Cannes, em França, onde esteve na Feira MIPIM, um dos maiores eventos europeus de promoção e atração de investimento privado à escala mundial, João Leite esteve esta quarta-feira, 12 de março, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), onde defendeu a importância de estar nos grandes palcos internacionais a promover as potencialidades do concelho.
O autarca defendeu a necessidade de um trabalho contínuo na área do turismo, com “energia, força e determinação”, revelando que esse esforço já é visível em dados que apontam para que entre 2019 e 2024 o aumento de dormidas no concelho tenha aumentado 29,4 por cento.
Segundo João Leite, a abertura permanente e diária dos monumentos, desde julho de 2022, início do protocolo entre Câmara Municipal, Santa Casa da Misericórdia, Diocese e o Instituto Superior de Gestão e Administração (ISLA) de Santarém, permitiu mais de 370 mil visitas.
A capacidade do concelho de Santarém de atrair eventos e reuniões empresariais nacionais é também destacada no estudo “Oportunidades de investimento hoteleiro – SANTARÉM”, elaborado a pedido da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo no âmbito do programa roteiros de investimento em 2024, e apresentado pela empresa “RA Consulting”.
“O município dispõe de vários espaços para eventos e reuniões como sejam o CNEMA, o centro de eventos e negócios, o teatro Sá da Bandeira, a Escola Superior Agrária, a Estação Zootécnica Nacional, complementada com a oferta a criar para este segmento nas unidades hoteleiras a desenvolver”, refere o estudo, que destaca as maiores potencialidades do concelho, entre elas as acessibilidades.
O amplo calendário de eventos anuais, que incluem a Feira Nacional de Agricultura, o Festival Nacional de Gastronomia, o Reino de Natal, as Festas de S. José, o Festival Internacional de Folclore Celestino Graça, o In.Santarém e as Festas Populares em freguesias como Amiais de Baixo, Arneiro das Milhariças e a Abrã, é um dos polos de atração local identificados pelo estudo.
O estudo admite ainda a possibilidade de construção de unidades hoteleiras nos edifícios adjacentes ao Convento de São Francisco, na antiga Escola Prática de Cavalaria, no antigo Presídio Militar, no Campo Infante da Câmara e até em terrenos do CNEMA, sendo que para algumas destas localizações já existem alguns contactos de investidores.
Na BTL, onde a Câmara de Santarém tem um stand único onde recria a entrada da Igreja da Graça, o município aproveitou para apresentar os novos postais digitais turísticos que remetem os visitantes para roteiros temáticos no concelho.
