O lançamento da obra, da autoria de Sónia Rebocho e Ricardo Rosário, dois técnicos da Câmara de Rio Maior, está marcada para esta sexta-feira, 2 de setembro, pelas 19h30min, no “Espaço Wine Bar” da FRIMOR.
{creativeslider id=”15″}
A edição surge na sequência da identificação de uma “Provisão Real” assinada por D. João V, datada de 9 de junho de 1722, na qual o rei autoriza os moradores do então Lugar de Rio Maior a mudar a sua feira para o dia 15 de setembro de cada ano.
“Com esta informação, garantimos o conhecimento para podermos afirmar que a nossa Feira de Setembro celebra este ano 300 anos”, explicou Filipe Santana Dias, o presidente da Câmara de Rio Maior, durante a inauguração da FRIMOR.
Sublinhando que esta feira “é sem dúvida o evento mais antigo da comunidade riomaiorense”, o autarca destacou que “nos últimos anos, Rio Maior tem apostado fortemente naquele que é o seu património material e imaterial, na investigação e na descoberta da sua história, e na procura incessante da informação que nos permita conhecer cada vez melhor o nosso passado”.
Em termos de conteúdos, o livro recorda as muitas iniciativas promovidas ao longo das últimas décadas no decurso da feira, entre as quais o antigo circuito ciclista, o encontro nacional de colecionadores, a miss Rio Maior os muitos espetáculos musicais e de variedades, demonstrações de paraquedismo e festivais aéreos, entre muitos outros.
Além do livro, a FRIMOR assinalou também a efeméride com a inauguração de um monumento evocativo à Feira de Setembro, colocado em frente ao pavilhão multiusos, na entrada do certame.
Certame regressa nos moldes habituaisEm termos de organização, o certame de 2022 não foge muito às edições anteriores, com o espaço exterior envolvente ao multiusos ocupados pelos ceboleiros presentes na FRIMOR, e, no interior, uma área de exposição empresarial e de artesanato, uma zona dedicada aos produtos do setor agroalimentar do concelho, uma área de restauração explorado por coletividades locais e uma outra zona de divertimentos.
No que se refere ao cartaz musical, vão passa pelo palco da FRIMOR os Cauda da Tesoura e Pedro Abrunhosa (2 de setembro), Trigloditas e Paulo Gonzo (dia 3), e um festival de folclore (dia 4).