O folar de carne D´Angelina, produzido pela Padaria d’Angelina, em Mirandela, foi distinguido com o prémio “Melhor dos Melhores” na 3ª edição do concurso nacional de pão, broas, folares e bôlas tradicionais portuguesas, organizado pelo Cnema e pela Qualifica.
Com um total de 19 produtos em prova, a mesma empresa conquistou também a medalha de ouro com o pão de centeio transmontano, e a medalha de prata com a “bola sovada ou de azeite”.
O júri atribuiu três prémios na categoria pão de trigo, uma medalha de ouro ao pão alentejano da empresa Costa, Esperança, Dias e João, Lda., de Mértola a medalha de prata às amostras da padaria Fontes Ferrenhas, de Almodôvar, e a bronze a 3 Às – Arte, Artesanato e Animação, Lda. pelo seu pão de poya ou de testa.
A melhor broa de milho é produzida pela Pousadinha, tendo a região autónoma da Madeira recebido a medalha de prata da categoria pão com batata doce, ao passo que as medalhas de ouro e prata da categoria de folares doces foram atribuídas aos folares da Páscoa da Padaria e Pastelaria Flor de Aveiro, e à 3 Às – Arte, respetivamente.
Na categoria empadas, a votação do júri premiou a empada de pato, da Pousadinha, com a medalha de ouro, e a empada de galinha da Casinha do Pão com medalha de prata.