Com um espaço renovado para dar destaque aos produtores locais de vinho, mel e azeite, a Feira de Santa Iria, em Tomar, realiza-se este ano entre os dias 16 e 26 de outubro, frente ao Convento de S. Francisco.
Mostrar o melhor que se produz no concelho é um dos grandes objetivos do certame, que vai também dar destaque aos frutos secos, que serão integrados na Feira das Passas.
Esta feira, que atrai gente oriunda de toda a região, tem um enorme peso na tradição local e evoca a padroeira da cidade, Santa Iria, que a lenda diz ter sido martirizada junto ao Nabão e lançada ao rio.
A evocação do martírio é um dos momentos mais simbólicos do evento, com centenas de crianças a lançarem pétalas ao rio, em memória de Iria, num espetáculo de cor único e inesquecível”, explica uma nota de imprensa da Câmara de Tomar, que acrescenta que a procissão será realizada no dia 20 de outubro, após uma missa na Igreja de S. Maria dos Olivais, às 10 horas.
Ainda segundo a mesma nota, para além dos divertimentos, dos vendedores de produtos diversos, e dos espaços dedicados a entidades e empresas do concelho, não faltarão também as habituais tasquinhas de comes e bebes, da responsabilidade de coletividades locais.