PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Feira da Agricultura com balanço positivo em 2025 regressa de 6 a 14 de junho de 2026

A edição de 2025 da Feira Nacional de Agricultura (FNA) / Feira do Ribatejo, que termina este domingo, 15 de junho, no CNEMA, em Santarém contou com mais expositores, mais área ocupada, com elevada satisfação nos contatos e negócios efetuados e com um número de visitantes a rondar os 180 mil.

A FNA recebeu algumas das mais importantes empresas ligadas ao tema da feira, colocando em evidência que as biosoluções desempenham um papel fundamental na agricultura, sendo cruciais para o desenvolvimento de práticas mais sustentáveis e eficientes. A “Agenda Mobilizadora Insectera” foi o dinamizador dos Claustros, espaço onde marcaram presença diversos expositores com novas soluções baseadas na economia circular, além de vários debates que ocorreram durante os nove dias da feira.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na sua derradeira visita à Feira como Chefe de Estado, foi homenageado pela organização como forma de reconhecimento pelo seu apoio à FMA e à agricultura. O Presidente realçou a forma como os agricultores nacionais têm demonstrado capacidade para superar desafios e crises.

O Comissário Europeu de Agricultura e Alimentação, Christophe Hansen, inaugurou a Feira Nacional de Agricultura e realçou a necessidade do sector agroalimentar ser “forte, competitivo, sustentável, bem preparado para o futuro” e alertou para a urgência de captar jovens para a agricultura.

O Ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, esteve no evento com o objetivo de “fortalecer relações de amizade e comerciais com Portugal” e realçou que o Brasil não tem receio de abrir o mercado aos produtos portugueses.

O Ciclo de Conferências “Conversas de Agricultura” englobou 24 ações, entre colóquios, seminários e workshops, sendo de realçar as várias palestras sobre agricultura e alimentação nos espaços dos próprios expositores que captaram a atenção de cerca de 5.000 participantes.

Como já é tradição, a Nave A acolheu o Salão Prazer de Provar, espaço onde os consumidores encontram uma vasta gama de produtos, apresentados por expositores que, ano após ano, apostam numa imagem cada vez mais cuidada e moderna.

As Ações de Cozinha ao Vivo continuam a ser um sucesso, atraindo bastante público. Este formato tem captado a atenção de chefs de renome, elevando a qualidade destas iniciativas.

Neste contexto, vale a pena sublinhar os cursos ministrados na FNA, nomeadamente “Azeites”, “Aguardentes” e “Vinhos ao Longo dos Rios”. Estes cativaram um público muito interessado, proporcionando o conhecimento de produtos verdadeiramente diferenciados.

A FNA procura proporcionar sempre as melhores condições aos animais em exposição para que a mostra pecuária tenha sempre uma grande representação das raças autóctones portuguesas.

A FNA confirmou, mais uma vez, que é um centro de negócios de excelência. A grande maioria dos expositores mostrou-se satisfeita com o volume de vendas e com a quantidade e qualidade dos contactos estabelecidos.

O Município de Santarém contou com um programa alargado de atividades durante os nove dias de Feira com muita animação e sessões de debate. A grande novidade foi a mudança do stand para a área envolvente das tasquinhas, para estar mais perto da zona de convívio das pessoas. Destaque para o dia 13 de junho – Dia do Município de Santarém – com mais de 2500 criança das escolas do concelho a marcarem presença na Feira, uma iniciativa da autarquia escalabitana e da CAP no âmbito da campanha PAC4ALL, que tem como intuito explicar aos mais novos a importância da Agricultura e os objetivos da Política Agrícola Comum.

Nesta área há que realçar também o Dia do Município de Almeirim que num esforço conjunto com juntas de freguesia e instituições do concelho proporcionou também a celebração do Ribatejo e das suas tradições. Provas gastronómicas, marchas, danças com ranchos folclóricos, entre outras atividades, proporcionaram aos visitantes bastante animação.

A FNAzinha, com o seu programa próprio e diversificado, foi concebida para entreter e educar os mais novos, alertando-os para a realidade do mundo agrícola, a importância da sustentabilidade e os benefícios da alimentação saudável. O objetivo é melhorar este espaço no próximo ano, de forma a atrair ainda mais crianças.

Em 2026, a FNA decorre de 6 a 14 de junho.

Veja o vídeo de balanço da FNA 2025.

Uma resposta

  1. Sobre o que passou no dia do concerto do Nininho Vaz na transição para o Dj ninguém fala após esta situação e com aglomerado número de pessoas de etnia cigana, e com jovens fora dessa etnia que mal não fizeram .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Uma resposta

  1. Sobre o que passou no dia do concerto do Nininho Vaz na transição para o Dj ninguém fala após esta situação e com aglomerado número de pessoas de etnia cigana, e com jovens fora dessa etnia que mal não fizeram .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB