PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Fatura da água em Santarém vai subir 2,3% mas tarifa social desce

A Câmara Municipal de Santarém aprovou esta segunda-feira, 16 de dezembro, por unanimidade, o tarifário da empresa Águas de Santarém para o ano de 2025. O documento prevê uma subida de 2,3% do tarifário geral, aplicado à maioria dos clientes, mas, simultaneamente, uma descida da tarifa social, destinada a consumidores em situação económica mais frágil.

Presente na reunião do executivo municipal, o presidente do Conselho de Administração da Águas de Santarém, Ramiro Matos, explicou que a subida de 2,3% resulta das recomendações da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), que prevê que os aumentos não sejam inferiores à inflação anual, fixada este ano justamente nos 2,3%.

Referindo que todo o tarifário foi previamente submetido à ERSAR, Ramiro Matos revelou que a entidade reguladora deu indicações para que a empresa terminasse com os tarifários específicos para autarquias ou Instituições Particulares de Segurança Social (IPSS), assim como o tarifário social.

No entanto, a empresa municipal e a autarquia acordaram que seja o município a suportar os valores correspondentes aos descontos para as IPSS e famílias carenciadas, mantendo um apoio importante para ambas as tipologias de clientes, que, previsionalmente, deverá custar 207 mil euros (105 mil euros para a tarifa social e 102 mil para as (IPSS’s).

Os apoios às famílias numerosas, também visão pela ERSAR, vai manter-se, mas aqui será a empresa municipal a suportar a ajuda, através da extensão dos valores dos vários escalões de consumo.

Segundo Ramiro Matos, simulando uma fatura de consumo padrão de 10 metros cúbicos por mês, os consumidores domésticos deverão pagar 20.68€ (mais 80 cêntimos que em 2024), enquanto o mesmo consumo no tarifário social fica em 7.35€ (menos 60 cêntimos que em 2024).

O presidente do Conselho de Administração das Águas de Santarém revelou ainda que 2025 vai ser um dos anos de maiores investimentos na rede de abastecimento de água e saneamento, com 4,5 a 5 milhões de euros de investimento, sobretudo para criar redundância e resiliência no sistema de abastecimento da cidade. Será construído um novo furo de captação, reforçada a capacidade de bombagem e armazenamento, e a ligação com a EPAL será reforçada, de forma a garantir uma alternativa de abastecimento em caso de avaria, por exemplo.

No saneamento, irão avançar as obras na freguesia das Abitureiras e em parte da União de Freguesias de São Vicente do Paul e Vale de Figueira.

A finalizar a sua intervenção, Ramiro Matos deixou ainda outra informação, relevante sobretudo para quem vive em zonas onde não há saneamento disponível, e que em breve deverão começar a pagar taxa de saneamento, sendo a limpeza das fossas assegurada pela empresa municipal. A medida deveria entrar em vigor já em 2025 mas fica suspensa até que estejam reunidas as condições para que o serviço funcione em condições. A empresa irá adquirir novo camião limpa fossas, para juntar aos dois já existentes, e o sistema de georreferenciação dos clientes terá de ser melhorado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas