A NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém e a CIMLT – Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, compilaram um estudo de benchmark e divulgação de casos de sucesso na simbiose sustentabilidade e rentabilidade cujo objetivo é dar a conhecer às empresas da região a experiência dos seus pares, para que estas possam aplicar as melhores práticas aos seus negócios.
O benchmarking baseia-se na aprendizagem das melhores experiências de empresas similares e ajuda a explicar todo o processo que envolve uma excelente performance empresarial, e foi isso que as duas instituições promoveram, ao abrigo do projeto financiado Lezíria + Sustentável.
Foram identificados casos de sucesso na simbiose sustentabilidade e rentabilidade, orientado aos quatro setores de atividade mais relevantes para a Lezíria do Tejo: agroflorestal (com enfase no agroindustrial), metalomecânica, transportes e logística e ambiente e resíduos.
Para os quatro setores considerados, foram identificados e analisados casos internacionais e nacionais, num total de 28 casos de estudo, que apontam para vinte iniciativas que visam melhorar a posição das empresas no que diz respeito à simbiose de rentabilidade e sustentabilidade.
As recomendações de intervenção abrangem a disponibilização de informação (boas práticas, benchmarks quantitativos, estudos de impacto económico) para uma melhor e mais atempada tomada de decisão por parte do tecido empresarial.
O estudo de benchmark está disponível gratuitamente para consulta e download AQUI.