Os estudos foram divulgados na sessão de encerramento deste projeto, que teve como principal objetivo o apoio à internacionalização dos negócios e exportações das empresas da região para o mercado global.
“O Ribatejo International Promotion foi implementado no sentido de fomentar o aumento das exportações das PME da região do Ribatejo, tendo por base não só os canais tradicionais, mas também criando novas ferramentas de apoio e de análise aos mercados”, explica Pedro Félix, vice-presidente da Comissão Executiva da Nersant.
“Na sequência deste trabalho, foram editados cinco estudos de identificação dos produtos da região com maior potencial de entrada em diversos mercados, que embora não sendo destinos comuns das exportações portuguesas, verificámos haver sólidas oportunidades”, referiu o responsável.
Com este trabalho, é possível perceber quais os produtos com maior potencial de entrada em diversos mercados, através da identificação das principais exportações da região, comparando os mesmos com as principais importações de vários mercados.
Os estudos partilham ainda os procedimentos e barreiras de acesso a diversos mercados, na ótica de preparar a abordagem das empresas, e apresentam ainda fichas de Business Intelligence, com uma análise dos produtos e mercados e informações reais relevantes sobre cada item no respetivo mercado (quantidades, preços, principais clientes, principais concorrentes, custos de transporte, taxas aduaneiras, entre outros detalhes).