A Câmara Municipal de Santarém voltou a apostar forte na sua presença na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que está a decorrer na FIL, e onde o município apresentou várias novidades em relação à estratégia de promoção turística que lhe tem servido de rumo nos últimos anos.
“Os números falam por si e mostram que estamos a dar passos sustentados no sentido da atração de visitantes ao concelho e da afirmação de Santarém no contexto nacional”, afirma João Leite, o vice-presidente da autarquia e vereador com o pelouro do Turismo.
Segundo dados do INE, frisa o responsável, de 2022 para 2023, há um crescimento de 90 mil para 115 mil dormidas no concelho, “o que é algo bastante positivo”.
João Leite lembra ainda a parceria que a Câmara fez com a Santa Casa da Misericórdia, a Diocese e o ISLA para a abertura diária ao público dos monumentos da cidade, e adianta que isso já significa 185 mil visitas desde a assinatura do protocolo, em julho de 2022.
“Todos os investimentos que temos feito são a causa direta de sermos cada vez mais procurados”, afirma João Leite, dando como exemplos a presença na BTL e noutros certames internacionais, o número de grandes eventos que se realizam em Santarém, como o Festival Nacional de Gastronomia, a Feira da Agricultura ou as festas da cidade, entre outros.
O vice-presidente reconhece que a cidade ainda tem falta de capacidade hoteleira, sobretudo nas alturas dos maiores eventos, mas sublinha que o investimento nessa área está a aumentar, no concelho.
Prova disso, são os dois novos empreendimentos que estão em construção, e que foram também apresentados nesta BTL.
“Abriram seis unidade hoteleiras em Santarém nos últimos quatro anos, e estas que hoje aqui vimos de pequena dimensão, mas diferenciam-nos pela qualidade e pela diferenciação da oferta”, considera João Leite, adiantando que Santarém poderá, nos próximos meses, ser escolhida para a construção de um novo hotel de grande dimensão, num processo cujos detalhes não podem ainda ser tornados públicos.
“Há vários interessados, desde investidores a grupos hoteleiras de dimensão nacional, com quem estamos em conversações, e é por isso que, em breve, teremos notícias a esse respeito”, adianta João Leite.