Sex, 20 Setembro 2024

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

Siga o nosso canal de WhatsApp e fique a par das principais notícias.

Empresários ribatejanos à procura de negócios na Zambézia

nersantmocabiquezambezia

O I encontro de negócios da região centro de Moçambique arrancou no passado dia 13 de abril, no auditório das finanças da cidade de Quelimane, onde a delegação de empresários do Ribatejo foi recebida pelas entidades oficiais da província da Zambézia e muitos empresários locais.

Para já, a Nersant, organizadora do evento, faz um balanço francamente positivo desta iniciativa, que pretende criar mais oportunidades de negócio entre ribatejanos e moçambicanos, sobretudo no que se refere à província da Zambézia.

“Temos trabalhado no sentido de procurar as potencialidades deste território, bem como promovê-las, no sentido de que as mesmas se transformem em efetivas oportunidades de negócio”, afirmou Manuel de Araújo, o presidente do Conselho Municipal de Quelimane, logo na primeira sessão do encontro.

Inusso Ismail, presidente Associação Comercial e Industrial da Zambézia (ACIZA), acrescentou que “esperamos conseguir, através da Bolsa de Negócios, uma plataforma de comunicação e identificar oportunidades de negócio que poderão resultar em parcerias e meios de atração de mais investidores portugueses na província da Zambézia”.

Antes das oportunidades de negócio em Moçambique terem sido dadas a conhecer, António Campos, o presidente da Comissão Executiva da Nersant, fez uma descrição da região do Ribatejo e das suas oportunidades para as empresas moçambicanas.

Salimo Abdula, presidente do Conselho Empresarial da CPLP, aproveitou a sessão para revelar aos empresários portugueses alguns dos investimentos que tem feito, enquanto empresário, na cidade, nomeadamente na área da produção agroindustrial, na área da requalificação, onde tem três obras previstas, num hotel, num supermercado, e num cinema e ainda na área da construção, neste caso de uma plataforma logística e cidade de apoio na zona de Zalala, perto de Quelimane.

Destaque ainda para o governador da Província de Zambézia, Abdul Razak Noormamad, que encerrou a sessão dando a conhecer um dado importante às empresas portuguesas: “a Zambézia é a segunda província mais populosa do país. 19% dos habitantes de Moçambique estão nesta província, o que significa que há oportunidades para as empresas portuguesas”.

O governo da província assumiu o compromisso “de capitalizar as oportunidades existentes neste território”, sobretudo no que se refere à área do agronegócio.

De seguida, toda a comitiva seguiu para uma mostra de produtos da província da Zambézia, antes da inauguração oficial do espaço da Bolsa de Negócios, que decorreu nos dias 13 e 14 de abril, nas instalações do Banco de Moçambique, e onde se realizaram cerca de 300 reuniões entre empresários portugueses e moçambicanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Notícias Relacionadas

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB

PUB