Os resultados operacionais da Águas de Santarém registaram um aumento superior a 200 mil euros em 2016, o que se traduz num crescimento percentual de cerca de 8% em relação ao exercício do ano anterior.
Os números constam do Relatório e Contas da empresa municipal, que foi apresentado e aprovado na última reunião da Câmara de Santarém, realizada esta segunda-feira, 27 de março, com quatro votos a favor do executivo do PSD e cinco abstenções dos vereadores do PS e da CDU.
Apesar da sua posição de voto, nenhum dos vereadores da oposição levantou qualquer questão acerca do documento ou pediu esclarecimentos à administradora da Águas de Santarém, Teresa Ferreira, que se limitou a apresentar algumas das linhas mais significativas do documento.
A responsável explicou que os resultados operacionais positivos foram conseguidos sobretudo devido a dois fatores, a redução significativa da aquisição de serviços externos, por um lado, e à estabilização das vendas, que andou pelos 8,1 milhões de euros, por outro.
O resultado líquido da Águas de Santarém rondou os 431 mil euros, um número sensivelmente igual ao do ano transato.
Teresa Ferreira sublinhou ainda que a Águas de Santarém concluiu em 2016 todos os investimentos que tinha em curso na área do saneamento, o que é “um marco a nível da história da empresa”.
À Rede Regional, a administradora da empresa municipal explicou que a taxa de cobertura de saneamento ronda neste momento os 90%, a nível do concelho, havendo ainda ligações de clientes particulares à rede que estão a decorrer.