O InovMilho aproveitou a oportunidade para apresentar a Agenda de Inovação para as Culturas do Milho e Sorgo, com um plano de ação a executar até 2025. A Agenda define as prioridades dos produtores e da fileira em matéria de Inovação, visando otimizar a eficiência da produção, a qualidade dos cereais e o uso dos recursos naturais (solo, água e biodiversidade).
Na visita aos ensaios de campo, as empresas e a comunidade científica e académica deram a conhecer técnicas e tecnologias inovadoras que potenciam a produtividade e a sustentabilidade da cultura do milho, entre as quais, o uso eficiente da água de rega através da Agricultura de Conservação, a utilização de bactérias do solo na promoção do crescimento do milho ou a conservação genética de variedades tradicionais de milho e sua importância face às alterações climáticas.
Durante o Dia de Campo InovMilho foi revelado em primeira mão que será formalmente criado na próxima quarta-feira, no INIAV em Elvas, o Centro de Competências para Adaptação às Alterações Climáticas no Setor Agroflorestal.
Na sequência de um repto lançado pelo Ministro da Agricultura, mais de 50 entidades do setor agrícola, mobilizaram-se para a constituição deste centro de competências que pretende dar resposta às alterações climáticas.