Tendo como público-alvo cerca de 200 jovens dos 16 aos 25 anos, a Associação Empresarial da Região de Santarém – Nersant – e o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) assinaram na segunda-feira, 30 de Julho, um protocolo de cooperação para a realização de 10 cursos profissionais.
“Comércio”, “contabilidade e fiscalidade”, “ciências informáticas”, “metalurgia e metalomecânica”, “construção e reparação de veículos a motor”, “indústrias alimentares”, “materiais”, “construção civil”, “turismo e lazer”, e “serviço de transporte” são os 10 cursos que vão abrir para jovens que tenham completado o 9º ano de escolaridade, e que terão direito a uma bolsa de formação de 315 euros mensais, financiada pelo IEFP.
Os cursos podem ser realizados em qualquer um dos seis núcleos que a Nersant tem espalhados pelo Ribatejo: Torres Novas, Santarém, Abrantes, Ourém, Cartaxo, Sorraia (Coruche).
"Este protocolo visa a formação profissional dos jovens, preparando-os e qualificando-os para entrarem na vida profissional com as competências necessárias para corresponderem às necessidades e exigências do mercado de trabalho”, afirmou a presidente da Nerant, Maria Salomé Rafael, na cerimónia que foi presidida pelo Secretário de Estado do Emprego, Pedro Silva Martins.
“Apesar das contrariedades que o país e o mundo atravessam, se continue a apostar na qualificação e no desenvolvimento de competências, para uma integração profissional mais facilitada e ajustada às necessidades do mercado de trabalho”, prosseguiu a responsável.
Nersant apresentou “Sítio do Empreendedor”
A assinatura do protocolo foi ainda a oportunidade para a Nersant uma iniciativa própria, o portal “Sítio de empreendedor”, e para fazer a divulgação dos programas “Estímulo 2012” e “Impulso Jovem”.
Segundo Maria Salomé Rafael, o "Sítio do empreendedor" é uma incubadora de ideias com uma forte e próxima ligação às empresas que pretende proporcionar a criação da própria empresa a jovens em início de carreira. Será “uma ferramenta fundamental para proporcionar aos empreendedores um espaço onde podem partilhar as suas ideias e onde podem contar um apoio qualificado para as fazer crescer", explicou a presidente, acrescentando que o novo serviço vai permitir a elaboração de um mini estudo de viabilidade para cada ideia de negócio, a elaboração de um plano de negócio , e a implementação do mesmo.
“A Nersant considera que todos os empreendedores devem ter uma formação base adequada à realidade empresarial”, afirmou António Campos, o presidente da comissão executiva da associação empresarial, para quem “o Sítio do Empreendedor será mais um grande passo em prol do sucesso das empresas da região”.